Leitura recomendada

Se você quer contribuir com seus conhecimentos em programação, então você deve baixar a última versão do código pelo Subversion. O LyX está escrito em C++, portanto, é esperado que você tenha conhecimentos em C++ e programação orientada a objetos.

Desde a versão 1.1, o LyX passou a utilizar a STL (Standard Template Library) para a maioria das estruturas de dados. Veja algumas referências recomendados pelos nossos desenvolvedores. Nós também temos algumas regras de codificação que procuramos seguir.

Nós também recomendamos que você leia alguns desses livros:

Autor(es)TítuloDescrição
Sobre STL
David Musser
bookpool
STL Tutorial & Reference GuideUm tutorial abrangente sobre a STL
Matthew H. Austern
bookpoolamazon
Programação genérica e a STLPara usuários avançados. Um manual abrangente e detalhado sobre a STL.
Sobre Orientação a Objetos
Erich Gamma et al.
bookpool
Design Patterns, Elements of reusable OO softwarePadronizações existem para a orientação a objetos como a arquitetura existe para a engenharia; ambas ajudam a desenvolver projetos complexos.
Ivar Jacobson et al.
bookpoolamazon
The Unified Software Development ProcessVai além da simples análise e design de sistemas orientados a objetos, citanto questões técnicas com referências ao ciclo de desenvolvimento de software como um todo.
Grady Booch et al.
bookpool
The Unified Modeling Language User GuideAdequado para desenvolvedores que não estão muito familiarizados com UML e útil para aqueles que já possuem experiência e querem aprender como aplicar as técnicas de UML à problemas avançados.
James Rumbaugh et al.
bookpool
The Unified Modeling Language Reference ManualO guia definitivo para UML criada diretamente pelos seus desenvolvedores.
On C++
Scott Meyers
bookpool
More Effective C++Introduz uma série de truques, como ponteiros inteligentes, métodos de manipulação de despacho múltiplo etc.
Jeff Alger
amazon
Secrets of the C++ MastersEste livro é praticamente todo dedicado aos ponteiros inteligentes e todas as coisas maravilhosas que podem ser feitas com eles. Ele também fala sobre hierarquia de classes homomórficas.
Bjarne Stroustrup
bookpool
The C++ Programming Language, Third EditionAbrange diversos aspectos dos recursos da linguagem C++ e das bibliotecas padrão. Uma referência básica.
Herb Sutter
bookpool
Exceptional C++: 47 Engineering Puzzles, Programming Problems, and Exception-Safety SolutionsLivro excelente com uma visão bem abrangente.

Referências online

Sobre C++

O livro "C++ annotations" é recomendado para aqueles que já sabem programar em C e querem aprender C++ sem gastar fortunas em um livro: http://www.icce.rug.nl/documents/cplusplus/

Alguns cursos de C++ e tutoriais online:
http://www.desy.de/user/projects/C++/Learning.html
http://www.cs.wustl.edu/~schmidt/C++/.

Alguns artigos interessantes relacionados com C++: http://pobox.com/~oleg/ftp/c++-digest/

Sobre STL

A documentação do STL da Silicon Graphics (muito boa): http://www.sgi.com/tech/stl/

Site do David Musser: http://www.cs.rpi.edu/~musser/stl-book/