1.  Código fonte

Os fontes da versão atual do LyX (versão 2.2.3) podem ser encontrados aqui (também no formato tar.xz). Se você não sabe o que é um código fonte, veja o artigo na Wikipédia. Os arquivos tar possuem assinatura gpg.

2.  Instaladores do LyX (binários)

Binários para instalação do LyX em diversos sistemas operacionais podem ser encontrados abaixo ou no site FTP. Os binários também possuem assinatura gpg.

2.1  Binários para Windows (XP/Vista/7)

O instalador para Windows pode ser baixado aqui: LyX-223-Installer-1.exe.
Os binários para o CygWin podem ser baixados aqui: lyx-2.2.3-cygwin.tar.gz.

Caso os links acima não funcionem, tente este mirror.

Estes instaladores vão configurar um ambiente completo para utilizar o LyX. Para maiores informações sobre os binários para Windows, veja nossa página na wiki.

2.2  Binários para Mac OS X

O LyX para Mac OS X está disponível aqui: LyX-2.2.3+qt5-x86_64-cocoa.dmg. Antes de você instalar o LyX você precisa instalar um sistema TeX como o MacTeX. Existe um binário diferente para o Tiger (OSX 10.4): .

Caso os links acima não funcionem, utilize este mirror.

Veja a página da wiki do LyX/Mac para visualizar algumas dicas de instalação.

2.3  Binários para Linux

A maioria das distribuições Linux gerenciam seus próprios binários do LyX, portanto, você deve encontrá-las em seus respectivos repositórios. Para mais informações sobre a sua distribuição, dê uma olhada em nossa wiki.

Para usuários do Ubuntu, Liviu Andronic mantém um LyX PPA (Personal Package Archive) que contém versões atualizadas do LyX e de alguns programas relacionados.

As versões do LyX disponíveis em algumas distribuições estão listadas abaixo. Note, no entanto, que algumas distribuições fornecem versões mais novas que as listadas através das suas atualizações..

2.4  Binários para OS/2

O LyX possui versões não oficiais para OS/2. Você pode baixá-los aqui.

2.5  Binários para Haiku

LyX possio versões não oficiais para o Haiku. Você pode baixá-los aqui.

3.  Programas adicionais

Se você não está utilizando um instalador ou algum pacote fornecido, você pode precisar instalar algum dos programas adicionais.

4.  Numeração das versões

Existem algumas regras no modo como o número das versões do LyX é atribuída. Leia a seguinte página para mais informações.

5.  Versões anteriores

6.  Mirrors

Por favor, utilize um dos espelhos FTP abaixo caso o ftp://ftp.lyx.org esteja sobrecarregado ou indisponível.

7.  Checksums & assinaturas

Nós fornecemos assinaturas gpg para os arquivos tar e para os binários. Nossa chave GPG é C7FB382D (LyX Release Manager). As assinaturas são encontradas junto dos arquivos tar e dos binários.

Para verificar um arquivo tar com o GnuPG, execute o comando:

  gpg --recv-keys C7FB382D

para receber a chave (basta executar uma vez), depois execute

  gpg --verify lyx-2.2.3.tar.gz.sig

para verificar a assinatura. Aguarde pela mensagem "Good signature...". O mesmo procedimento se aplica para os binários.

8.  Versões em desenvolvimento

Por favor, não utilize estas versões em seus documentos! Elas apenas são fornecidas para auxiliar nos testes e no desenvolvimento.