O LyX é um projeto de código aberto que tem como objetivo criar um software incrível que esteja sempre disponível a todos gratuitamente. O LyX é desenvolvido por voluntários de todos os lugares do mundo. Nós utilizamos nosso tempo livre e procuramos sempre dar o melhor de nós mesmos, mas toda ajuda é bem-vinda! Seja você um programador ou não, suas habilidades podem ser de grande utilidade. Se você gostaria de contribuir mas tem dúvidas sobre o que você poderia fazer, envie um e-mail para a lista de discussão dos desenvolvedores que com certeza nós lhe daremos alguma ideia.

1.  Você tem dinheiro sobrando?

Se você quer contribuir para aqueles que se esforçam para fazer o LyX uma realidade, considere fazer uma doação. Veja nossa página de doações ou envie um e-mail para Lars Gullik Bjønnes para obter mais informações sobre como enviar seu dinheiro para Noruega ou para saber o que será feito com ele.

2.  Você sabe programar em C++ ou Python?

Eu quero ajudar com o desenvolvimento do LyX - Perguntas frequentes

Se você é um programador e sabe programar em C++ ou em Python, considere contribuir com o trabalho de programação. Nós temos uma página descrevendo nossos objetivos e outra lista com uma série de tarefas e pedidos de usuários. Nós esperamos conseguir atender todos pedidos.

Sinta-se livre em nos contactar para fazer qualquer questão que você tenha. Um bom lugar para começar é a lista de bugs do bug tracker. Nós marcamos alguns bugs com a palavra chave "easyfix" que são erros fáceis de resolver, até mesmo para novatos.

Então, baixe a última versão do LyX pelo SVN e dê uma olhada no código. Se tiver algo que você gostaria de mexer, contate a lista de discussão dos desenvolvedores que nós tentaremos te incluir no desenvolvimento. Entenda que a maioria de nós não sabe falar português, portanto entender um pouco de inglês pode ajudar muito.

Antes, não esqueça de dar uma olhada na nossa página de referências. Esta página inclui links para alguns materiais que indicamos que você leia antes de começar a mexer no código.

3.  Você sabe tudo sobre o LyX e/ou é um bom escritor?

Se você já é um usuário habilidoso do LyX, você pode estar interessado em ajuda com o trabalho de documentação. A documentação do LyX atualmente é muito boa, mas o LyX anda evoluindo tão rapidamente que o time de documentação tem dificuldades para acompanhar!

Então, se você sabe usar o LyX, ou queira aprender, baixe a última versão do LyX pelo SVN e leia a Introdução (disponível através do menu ajuda do LyX). Lá você encontrará informações obre como contribuir com a documentação.

Outra maneira de ajudar se você é um usuário experiente seria se inscrever na lista de discussão dos usuários e ajudar a responder dúvidas de usuários menos experientes.

4.  Você é bilíngue?

O LyX e sua documentação são produzidos em inglês.

No entanto, muitos desenvolvedores e usuários escrevem ou falam outros idiomas. Contribuições para a internacionalização do LyX são muito bem vindas. Cheque a página de tradução para ver as várias maneiras de ajudar.

5.  Você possui espaço em disco e banda disponíveis?

Doe um pouco do seu espaço e banda para o LyX criando um espelho para downloads.

6.  Você tem experiência com gráficos/web design?

Pessoas com habilidades com gráficos são bem vindas a ajudar a melhorar a aparência do site e do software. Se você é capaz de contribuir com suas habilidades artísticas, por favor envie um e-mail para a lista de discussão dos desenvolvedores.

7.  Você tem uma ideia?

Se você tem uma ideia legal para um novo recurso ou comentários em geral sobre o LyX, por favor, compartilhe sua ideia conosco. Quanto mais retorno tivermos dos usuários, mais fácil será para nós definir o que deve ser priorizado pelo time de desenvolvimento.